Dicas para Iluminar a sua casa no Final de Semana

A iluminação da sua casa tá caidinha, meio escurinha e sem energia? E você tá pensando em mudar as luminárias porque elas não estão dando conta do recado? Antes disso vamos conversar um pouco sobre as suas lâmpadas. Nem sempre os culpados são os lustres, às vezes uma simples troca de lâmpadas resolve o problema e dá vida nova a um ambiente. Depois, se esse não for o seu caso, conversamos sobre a troca dos lustres.

Para cada ambiente existe um tipo de iluminação específica.

Para as áreas molhadas você deve utilizar as fluorescentes compactas ou as tubulares, na cor branca, que têm o consumo de energia 80% menor que as incandescentes. Com iluminação difusa, faz com que todo o ambiente seja iluminado de maneira uniforme.



Iluminação cozinha

Salas e quartos são espaços mais aconchegantes que pedem uma iluminação pontual. O objetivo é valorizar a decoração, portanto as lâmpadas halógenas e as incandescentes de filamento são as mais indicadas já que elas permitem destacar um único ponto no ambiente como peças ou objetos da decoração, paredes ou quadros. A recomendação é usar Lâmpadas de cores quentes, as de cor amarela (2700 a 3000K).


Iluminação quartos e sala

Para te ajudar na hora da compra fizemos um breve resumo sobre cada um dos tipos de lâmpadas:
Fluorescentes:
Podem ser tubulares ou compactas. Antigamente só eram encontradas na cor branca, mas hoje já encontramos modelos na cor amarela. Substituem muito bem as incandescentes, com maior eficiência e economia. Tem vida média de até 24.000h.

Lâmpadas fluorescentes
Halógenas:
Muito parecidas com as incandescentes, são ideias para destacar objetos e valorizar espaços. São muito utilizadas em focos e spots. Possuem um nível de eficiência de até 60% maior que as lâmpadas tradicionais. As famosas dicroicas são lâmpadas halógenas. Tem vida média de aproximadamente 5.000h

Lâmpadas Halógenas
LED:
Se o assunto for economia e durabilidade, a aposta é nas lâmpadas de LED. Podem promover uma redução de até 90% de energia. Foi-se o tempo em era praticamente proibitivo comprar uma delas. Os preços reduziram muito. Vale a pena comparar. São encontradas em luz branca ou amarela. Tem vida média de 50.000h.

Lâmpadas LED

Lâmpadas de Filamento:
Geralmente são incandescentes com filamento de carbono ou tungstênio. Também podem ser em LED. Muito modernas e decorativas viraram as queridinhas nas decorações. Podem ser dimerizadas, são suaves e possuem o tom amarelado das incandescentes comuns. Tem vida média de aproximadamente 2.000h.

Lâmpadas de Filamento

Bem, você verificou as lâmpadas e tá tudo certo? Então, chegou a hora de cuidar das luminárias. Um bonito pendente ou um abajur fornecendo iluminação indireta podem fazer milagres em uma decoração.

Que tal um lustre pendente sobre a mesa de jantar? Existem milhares de opções no mercado, com os mais variados tamanhos, estilos e acabamentos, e outras opções bem criativas que só dependem de você colocar a mão na massa e contar com a ajuda de um eletricista. Escolha um modelo que não crie área de sombra e nem incomode a quem está sentado. Tome cuidado com a altura de colocação. Você não vai querer que as pessoas batam com a cabeça neles, né? 

Decoração living

Iluminação sala de jantar

Iluminação pendentes

Iluminação sala jantar rústica

Composição de pendentes

Lustre sala de jantar

Lustre com cúpula

Iluminação mesa jantar


Os pendentes são muito importantes, mas sabe aquela hora em que você quer um pouco de calma e tranquilidade? Iluminação indireta é o segredo para isso.  Invista em abajures, velas e lampiões. A lâmpada mais indicada para usar em um abajur é a fluorescente amarela.
Decoração luminária de piso

Decoração living

Luminária piso

Lanterna na decoração

Iluminação com velas

Pendente com velas

Dica final:
Sobre o espelho do banheiro utilize lâmpadas halógenas com IRC 100. Esse tipo de lâmpada permite uma perfeita reprodução das cores. E vamos concordar que é tudo que precisamos para fazer aquela maquiagem ou uma barba perfeita.
Luz branca no banheiro



Se você quiser ver um pouco mais sobre iluminação, talvez você goste dos posts abaixo. Clique nos links e se inspire!



ESCOLHENDO O PENDENTE IDEAL

LIGHTBOX ESTILO CINEMA

É TENDÊNCIA! LÂMPADA VINTAGE

FAÇA VOCÊ MESMO SEU LETREIRO EM NEON


Créditos de Imagens: Construindo Minha Casa Clean, Thinks of Home, Decor Salteado, Loucos por Decoração, inspireedecore, Thê Giói Tu Bêp, G-light, gnt.globo, Cores da Casa, Blog Vidrado, Assim eu gosto, Diário de Arquitetura, Edgetags, Exame, Danyela Corrêa, Mercado Livre - RoHS, MS - Eletricidade, Clique Arquitetura, Foxlux




Comentários

Paloma disse…
Acho lindo lâmpadas ou velas em vidros! PArabéns pelo post, foi inspirador.
Design Thinkers disse…
Obrigada, Paloma. O melhor de velas ou lâmpadas em vidros é que é extremamente simples de fazer. Continue nos acompanhando. Beijos.

Postagens mais visitadas