Dicas Simples e Sustentáveis para Mudar a Cara da Casa no Final de Semana

Essa semana o foco é na decoração sustentável e na tendência upcycling! (Se você não sabe o que é, precisa ler o post: O QUE É UPCYCLING?)

Decorar a casa é sim uma delícia, mas não podemos perder de vista que, ao nos livrarmos de peças antigas estamos gerando lixo para o planeta. Uma boa alternativa para uma decoração simples, barata e exclusiva é reutilizar materiais descartados para encher a casa de estilo. Além de lindos e de serem tendência, a natureza agradece.

Embora o reuso de objetos descartados te obrigue a colocar a mão na massa e fazer um projeto de faça você mesmo, as possibilidades são ilimitadas, existem milhares de idéias pela internet e diversos passo a passo disponíveis para copiar, e, o melhor, os custos ficam super baixos e a decoração da sua casa será exclusiva!

A matéria prima para diversos desses projetos para fazer em casa pode ser obtida de graça em supermercados e feiras livres, então, só depende de você! Inspire-se em alguns de nossos materiais preferidos, planeje com carinho a execução e aproveite o final de semana para tirar os planos do papel e deixar sua casa incrivelmente linda e charmosa!

1 - Pallets
As bases e estruturas em madeira que auxiliam no transporte de cargas e estoques são um excelente aliado da decoração simples e barata! Com eles é possível criar mesas, sofás, estantes, cabeceiras de cama e revestir paredes e tetos.

COMO FAZER UMA MESA DE PALLET

cabeceira feita de pallet

Por ser barato e extremamente versátil, os pallets são nossa primeira sugestão para transformar a sua casa de forma sustentável.

pallets na parede

sofá de pallet


2 - Caixotes de feira
Estantes, racks, nichos, mesas laterais, armários e organizadores. Não existem limites na hora de reaproveitar caixotes de feira e por isso eles não podem faltar na hora de fazer uma decoração sustentável e baseada nos princípios da reciclagem.

caixotes de feira na parede

criado mudo de caixote

divisória ambiente com caixotes

como usar caixotes na decoração

Leia também: REAPROVEITANDO CAIXOTES DE MADEIRA

3 - Pneus
Os pneus não podem mais ser utilizados a partir de um determinado ponto de desgaste, o caminho para eles, a partir daí é o lixo ou a reciclagem da borracha. No entanto, eles também podem ser usados em decoração upcycling dando origem a mesas, pufes, cadeiras e até mesmo caminhas de cachorro.

como fazer puff de pneu

idéias de mesas com pneu

Vale fazer uma visita à borracharia mais próxima de você para recolher a matéria prima para a decoração da sua casa. Você não vai se arrepender!

decoração com pneu reciclado


Aproveite que é moda e ajude o planeta entrando de cabeça na onda da decoração sustentável!

E confira também os outros posts da série de idéias simples para mudar a casa em um final de semana:



Comentários

Postagens mais visitadas