É tendência! Decoração com Revestimento Hexagonal

Quem está ligado nas tendências de arquitetura e decoração já percebeu que os revestimentos hexagonais, de piso e parede, estão invadindo a casa e ditando os termos da decoração com seu look de colmeia.

Não é de hoje que os revestimentos hexagonais estão em alta, mas nunca se viu tantas referências com revestimentos de seis lados e sextavados! E não é para menos: revestimento democrático, que circula pela cozinha e banheiro, mas também na sala, com diferentes tamanhos, estilos, materiais e efeitos, esses revestimentos podem ser aplicados em piso e parede, além de terem preços que agradam a todos os bolsos e que são uma forma simples de dar um up na decoração da casa!

Se você ainda não sabe tudo sobre a tendência dos revestimentos hexagonais, continue lendo, porque a gente explica!

decoração com azulejo hexagonal

Tamanho
Os revestimentos hexagonais podem ser encontrados em peças únicas, de maiores dimensões (em torno de 20x20cm).

revestimento hexagonal na parede

revestimento hexagonal de piso

Ou em menores formatos, com o tamanho de pastilhas, que podem ser pequeninas, ou nos tamanhos médios, de 5x5cm. Os revestimentos hexagonais tipo pastilha geralmente são vendidos em placas teladas de cerca de 30x30cm.

revestimento hexagonal de parede

pastilha hexagonal branca

Materiais
Revestimentos hexagonais podem ser encontrados em cerâmicas porosas ou retificadas, porcelanatos, cimentícios, pedras naturais, gesso, cimento e até mesmo madeira, cada produto com maior ou menor resistência (PEI) e com uso específico para piso ou parede.

revestimento hexagonal para parede

como usar revestimento hexagonal

Mas não se preocupe, são tantas as opções no mercado que você com certeza encontrará o produto certo para o seu ambiente! Basta se informar com o vendedor sobre o uso correto do revestimento (se apropriado para piso ou parede, se serve para área molhada, se é escorregadio) antes de comprar.

revestimento cimento hexagonal

Cores
Dependendo do material, os revestimentos hexagonais estão disponíveis nas mais diversas cores, desde os terracota e cimentícios, até os acabamentos coloridos vibrantes e de alto brilho, ou cores mais sóbrias e foscas.

revestimento hexagonal para piso e parede

decoração com pastilha hexagonal

Lisos, estampados, coloridos... Tudo vai depender do seu projeto, estilo e imaginação.

revestimento hexagonal estampado

A enorme variedade de cores e acabamentos permite inclusive brincar com pisos e paredes em degradê, misturando tons diferentes do mesmo revestimento, desde que as peças sejam soltas e passíveis de serem compradas por unidade ou pequenas quantidades. Por isso, é importante se informar antes de sair sonhando com um piso degradê maravilhoso!

Aplicação
Apesar de fazer referência à colmeias, e, portanto, ser associado em nossa imaginação como um produto uniforme, os revestimentos hexagonais permitem brincar com o resultado de sua aplicação, tonando cada projeto onde é utilizado, único!

A começar pelo rejunte, que pode ser aplicado em cor contrastante à do revestimento ou no mesmo tom, dando uniformidade. Experimente o revestimento tipo partilha branco com rejunte preto, ou o preto com rejunte branco e encha o espaço de estilo e um quê industrial.

revestimento hexagonal de parede

Se as suas peças forem soltas (não teladas), compre algumas peças (até mesmo uma caixa inteira) de outras tonalidades ou estampas, e crie um mosaico ou um efeito degradê. Para que o resultado final fique perfeito, monte a composição no chão antes de instalar, e misture os revestimentos até obter o resultado perfeito. Se quiser, tire uma foto e entregue para o instalador, para que ele assente o revestimento exatamente do jeitinho que você planejou.

degradê de revestimento hexagonal

As peças maiores e soltas do revestimento hexagonal também são perfeitas para criar transições entre pisos diferentes (perfeito para a transição entre o piso da cozinha americana e da sala, por exemplo), salpique algumas unidades do revestimento de cada ambiente no outro, para um resultado mais divertido!

piso diferente sala cozinha

Mas vale o alerta! Fique atento durante toda a instalação, para evitar erros e perda de tempo e de peças, e se a transição acontecer para um revestimento de piso de outro tamanho e formato, procure um profissional qualificado para o trabalho. Esse tipo de corte exige atenção, capricho e maquinário de primeira linha... Caso contrário, o barato poderá sair caro!

transição revestimento de piso

Outra possibilidade que demonstra toda a criatividade e flexibilidade dos revestimentos hexagonais é deixar as pontas sextavadas expostas, seja no revestimento usado na parede, no limite com a pintura, seja no rodapé, criando uma espécie de "cerquinha". Tem quem goste! Você não curte? Sem problemas, basta cortar a peça para ter um acabamento reto padrão. Isso é que é democracia!

ladrilho hexagonal decoração

pastilha hexagonal onde comprar

Onde Usar
Os revestimentos hexagonais podem ser utilizados em piso ou parede, de acordo com as características do produto, e em qualquer ambiente da casa, não apenas nos banheiros e cozinhas. Existem peças que são próprias para a área externa e churrasqueira.

E outros acabamentos 3D, mais luxuosos ou de material nobre, como madeira e mármore, ou que não são adequados a áreas molhadas - como cortiça ou papel de parede - podem revestir as paredes da sala e do quarto com muito estilo.

decoração com padrão hexagonal

Quer conhecer outro revestimento queridinho do momento? Leia também: É TENDÊNCIA! SUBWAY TILES

E se quiser revestir o banheiro ou a cozinha sem quebra-quebra, não deixe de conferir o post REVESTIMENTO DE PISO OU PAREDE - OBRA SEM QUEBRA QUEBRA

Comentários

Postagens mais visitadas