Os 4 Mandamentos do Quarto Montessoriano

Esse é um assunto que nos é muito particular! Uma de nós estudou desde a mais tenra idade em uma escola que adotava o método e a outra, por acreditar na filosofia de Maria Montessori, se especializou no assunto.

Mas falar sobre os objetivos e as técnicas desenvolvidas por Maria Montessori não é o caso. O importante é vocês saberem que por experiência própria nós acreditamos que o estimulo desde a primeira infância interfere diretamente na construção da personalidade de um indivíduo, levando-o através do concretismo à compreensão do mundo abstrato.

Trazer um pouco da experiência de Montessori para o quarto do seu filho é trabalhar a sua autonomia, a sua liberdade de escolhas e a sua individualidade.

Já que a experimentação do concreto é o caminho para o entendimento do abstrato, num quarto montessoriano não podem faltar cores, texturas, formas e tantos outros estímulos ligados aos sentidos e a cognição.

Como fazer um quarto montessoriano para o seu bebê com todos esses requisitos? Aí vão algumas orientações para você montar o quarto montessoriano perfeito para o seu filhote.

Os 4 mandamentos do quarto montessoriano:

1⁰ Mandamento - Cama baixa
Esse tipo de cama permite que o pequerrucho entre e saia sem dificuldade e explore o seu pequeno-grande mundo. Essa autonomia desenvolve a sua independência, promovendo as descobertas e levando-o com o tempo a tomadas de decisões.

Alguns cuidados precisam ser tomados quanto à segurança do bebê: Isole as tomadas; quando a criança estiver dormindo coloque almofadas ou rolinhos para evitar que ela caia; nada de móveis com pontas,  brinquedos com peças pequenas (leia sempre a idade e a toxidade indicada no produto antes de compra-lo).

Cama montessoriana


Quarto Montessoriano Menina

Quarto Montessoriano Menino

Quarto Montessoriano Menina

Quarto Montessoriano Menino

Quarto Montessoriano Menina

O melhor tipo de cama é simplesmente um colchão colocado no chão, mas se você for daquelas mamães que vão ficar super inseguras com o seu bebê em contato com o piso durante o soninho, opte por caminhas baixas com grades parciais que ainda permitem que o filhote dê suas voltinhas sem grandes dificuldades e com o tempo você pode ir retirando-as. 

Quarto Montessoriano com grade

Quarto Montessoriano Bebê

Quarto Montessoriano Bebê

2⁰ Mandamento - Espelho
Ele deve ser de acrílico e fixado a uma altura em que a criança sentada consiga se ver. A importância do espelho é permitir que a criança se reconheça, perceba a sua individualidade e identifique o outro como um ser distinto. 

Espelho quarto montessoriano

Espelho quarto montessoriano

3⁰ Mandamento - Barra fixa na parede
Prenda uma barra de apoio, daqueles usadas para acessibilidade, à parede. As barras dão segurança e servem de estimulo ao bebê naquela fase em que ele começa a dar os primeiros passinhos. Coloque algumas em pontos estratégicos do quarto. Isso facilitará ainda mais as andanças do pequeno. 

Barra de apoio quarto montessoriano bebê

Barra de apoio quarto montessoriano bebê

4⁰ Mandamento - Armários, estantes, brinquedos e livros acessíveis
Essa é uma das mais importantes escolhas para o quarto montessoriano do seu filho. Tudo tem que ser acessível. Ele tem que ter acesso as roupas, aos brinquedos e a tudo que fizer parte do seu universo. Esse tipo de estrutura além de promover a autonomia, desenvolve a responsabilidade e a tomada de decisões na criança.

Armário Quarto Montessoriano

Estante Quarto Montessoriano

Estante Quarto Montessoriano


Armário Quarto Montessoriano

Móvel Quarto Montessoriano

Essas são as regrinhas para você montar o quarto montessoriano para o seu filho.

Outros itens que são muito importantes para o total desenvolvimento de uma criança e que podem ser incorporados ao quarto da criança conforme ela for crescendo são:

- Cantinho da leitura
Cantinho de leitura Quarto Montessoriano

Cantinho de leitura Quarto Montessoriano

Cantinho de leitura Quarto Montessoriano

A cabaninha que irá permitir brincadeiras incríveis

Cabaninha Quarto Montessoriano

Cabaninha Quarto Montessoriano

Cabaninha Quarto Montessoriano bebê

A parede pintada com tinta lousa ou com tinta magnética, o quadro negro ou simplesmente uma bobina de papel kraft branco ou pardo presa à parede que servirão para a criança expressar todo o seu talento ou brincar de escolinha ou ...


Parede tinta lousa Quarto Montessoriano

Bobina de papel Kraft Quarto Montessoriano

Parede imantada Quarto Montessoriano

quadro negro Quarto Montessoriano 
Pense com carinho em incorporar a decoração uma mesinha que poderá servir para as primeiras lições ou para montar aquele brinquedo ou ainda, para as meninas servirem o chá da tarde para as amiguinhas imaginárias ou não! rs rs

Mesinha infantis e cadeiras Quarto Montessoriano 
  
Mesinha infantis e cadeiras Quarto Montessoriano

Mesinha infantis e cadeiras Quarto Montessoriano

Pontos a serem observados durante as escolhas:
- O kit berço, almofadas, roupa de cama, qualquer coisa de tecido no quarto do bebê deverá ser em algodão. Nunca se sabe se ele vai ser alérgico (atópico).  
- Invista em almofadas e rolos! São super úteis para usar como proteção e assento para o pequenote, além de levar conforto e aconchego ao ambiente;
Use uma base neutra e clara nas paredes, pode ser tinta ou papel de parede, assim você poderá abusar das cores nos acessórios e os brinquedos por si só as levarão automaticamente; 
- Encoste tudo o que você puder as paredes, lembre-se que é muito importante deixar o espaço livre para o bebê se movimentar e brincar; 
- Preste muita atenção ao comprar o tapete, os mais procurados são os de EVA, mas encontramos no mercado uma infinidade de pelo baixo que são hipoalergênicos e atóxicos que não irão causar problemas ao seu bebê. Prefira os de algodão e verifique se são antiderrapantes para evitar problemas quando seu bebê começar a engatinhar. 

Tá pronta? Então, pegue papel e lápis pra começar a rabiscar o layout do quarto montessoriano dos sonhos do seu herdeiro! 

Antes de tudo meça com cuidado e atenção o espaço, defina o tamanho dos móveis, escolha os materiais e cores que você pretende usar. Mantenha os 4 mandamentos e incorpore outras idéias que possam fazer desse cantinho um mundo de descobertas e conquistas para o seu 
Curtam muito esse momento! Ele é mágico e único! Parabéns Papai e Mamãe! 



Sugestões de lojas para a compra de enxovais, acessórios, móveis e brinquedos. Talvez você goste!

Brinquedos e acessórios:
World Toys – Rua Nicolino Stoffa, 41 - Bairro do Limão - São Paulo/SP
vendas online para todo o país ou por telefone

Casa da Educação – Av. Senador Vergueiro, 955 – São Bernardo do Campo / SP
Av. Padre Manuel da Nóbrega,520 – Santo André /SP
Vendas online - Entregam em todo o território nacional

Catavento Brinquedos e Livros Educativos e Pedagógicos
Rua Dr. Cesar nº574 - Santana - São Paulo - SP
Rua Cardoso de Almeida nº1579 - Perdizes - São Paulo – SP
Avenida Suplicy, 601 - Guarulhos - São Paulo – SP
Rua Vieira de Moraes nº1073 – Campo Belo - São Paulo – SP

Uauá Baby – Decoração para o quarto do pequeno. Peças sob encomenda no Ateliê e vendas online com peças prontas. Estampas exclusivas. Projetos para todo o território nacional.
Loja física: Rua Vahia de Abreu, 716 - Vila Olímpia - São Paulo - SP


Atelier Pilulito
Não tem loja física. O atendimento e vendas é feito inteiramente pelo site, e-mail e/ou telefone:
(11) 2369-0934 | contato@pilulito.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h as 12h e das 13h as 17h, exceto em feriados.


Para quem está em São Paulo (capital) tem uma pequena seleção de produtos e mostruário de tecidos no Espaço Achadinhos. Lá é possível conferir de perto a qualidade dos produtos e tonalidades das cores e toque dos tecidos. Rua Mateus Grou, 576 - Pinheiros (São Paulo/SP) e está aberta às segundas das 14h às 19h, de terças a sextas das 11h às 19h e aos sábados das 11h às 17h. 


Créditos de imagens: Pinterest salvo por Casa Pensada, fogos, Wood Save, Blogs e Colunas - Odiario, Ana Luiza Florez, minicosaslindas, Mildicasdemae, Just Real Moms, Extra, Vivendo com Charme, Casa e Festa, Mamãe Sortuda, reviderd, byTatiane, mamãe informa, Mãe de Guri, Hotelresidencia, Doitri, Dicas Pais e Filhos, mildicas de mãe, Blog da Lo, Blog Canto Baby, Minha Casa Minha Cara 
    













  


Comentários

Postagens mais visitadas