Uma cozinha para o seu estilo: Um guia para criar uma cozinha que é a sua cara!

Vai construir ou reformar a cozinha mas não sabe por onde começar para deixa-la do jeitinho que sempre sonhou? A gente ajuda!

O primeiro passo é conhecer o seu estilo: você é uma pessoa ligada à natureza, que curte elementos naturais e clima de fazenda? Ou ao contrário, seu negócio é tecnologia e minimalismo? Você ainda pode gostar de uma decoração irreverente, com muitas cores e materiais inusitados, ou preferir uma paleta suave e aconchegante...

Tá em dúvida? Faça o nosso teste e descubra: TESTE - QUAL O SEU ESTILO DE DECORAÇÃO?

Sabendo se sua personalidade é rústica, tradicional, descolada ou romântica fica fácil montar a cozinha dos sonhos de forma simples e sem complicação! Para isso, montamos um guia passo a passo  para ajudar você na tomada de cada decisão:

Cozinha para Personalidade Rústica

decoração cozinha rústica


  • Revestimento de Paredes: Tijolo aparente ou de demolição, pintado ou ao natural, ladrilho hidráulico, cimento ou azulejos e revestimentos estampados.
  • Revestimento de Piso: Madeira bruta - de demolição -, ou revestimentos que imitem madeira em acabamentos mais brutos ou desgastados. Ladrilho hidráulico, cerâmica e até cimento queimado. Mármores brutos também funcionam super bem para quem busca um visual mais elegante.
  • Armários e Gabinetes: Para os armários baixos opte por peças grandes e robustas. Portas coloridas (em acabamento fosco) e trabalhadas ficam lindas e os puxadores são indispensáveis. Invista em peças que pareçam envelhecidas ou que carreguem e contem uma história. Para os armários de parede da cozinha, portas com vidro ou tela ficam muito charmosas, ou abra mão deles e aposte em estantes ou prateleiras abertas. 
  • Bancada: As melhores escolhas são a madeira de demolição para a área seca e o granito ou cimento para a área molhada.
  • Iluminação: Além da iluminação direta e indireta e sob os armários, lustres trazem muito charme para cozinhas em estilo rústico ou de fazenda. Pendentes em ferro, madeira ou demolição são perfeitos.
  • Elementos Decorativos: Plantas, temperos, horta e tantos outros elementos naturais são sucesso garantido na decoração desse tipo de cozinha. Não tenha medo de expor alimentos, potes e utensílios domésticos, como tábuas de carne e balanças.

Leia também: PARA OS CHEFS DE PLANTÃO - COMO INCORPORAR UMA HORTA NA COZINHA

Cozinha para Personalidade Tradicional

decoração cozinha contemporânea


  • Revestimento de Paredes: Porcelanato, azulejos, pastilhas, acrílico, vidro, espelho e tinta acrílica super lavável, geralmente em cores claras são a melhor pedida para sua cozinha.
  • Revestimento de Piso: Imitações de Madeira (vinílico ou porcelanato) e Porcelanatos claros.
  • Armários e Gabinetes: As cores curinga para uma cozinha contemporânea são os brancos, cinzas e pretos. Além da madeira. Use e abuse delas em armários baixos, altos ou de parede inteira. As torres para embutir forno e microondas também fazem parte do estilo. Pode ir sem medo. Nos armários de cozinha contemporânea, opte por portas lisas, com efeito matte (fosco) ou gloss (alto brilho) e com puxadores tipo cava ou barra. Você também pode abrir mão dos puxadores e usar portas com sistema touch de abertura.
  • Bancada: As pedras sintéticas são as melhores amigas da cozinha contemporânea: silestone, technistone, corian, marmoglass e tantos outros são um sucesso. Uma opção mais barata é o granito preto São Gabriel que também funciona super bem.
  • Iluminação: Geralmente a iluminação de uma cozinha contemporânea é embutida e muito bem distribuída: plafons de embutir, rasgos no gesso, spots e fitas de LED nos armários.
  • Elementos Decorativos: A decoração de uma cozinha contemporânea é geralmente minimalista, por isso, dispense os elementos decorativos. Se quiser, um quadro ou outro detalhe discreto pode ser incorporado.

Leia também: DECORAÇÃO COM FITA DE LED - ONDE E COMO ILUMINAR!

Cozinha para Personalidade Descolada

como deixar a cozinha moderna


  • Revestimento de Paredes: A cozinha descolada é uma festa para os olhos! Aposte em ladrilhos estampados, tijolinhos cerâmicos (subway tiles) ou tintas coloridas para criar um fundo único para sua cozinha (a tinta lousa é uma escolha ótima!).
  • Revestimento de Piso: A mais democrática das cozinhas aceita qualquer tipo de piso: cimentício, porcelanato, ladrilho hidráulico, madeira e suas imitações. Não existe muita receita para ela: aposte em seu instinto e invista no que você ama e que representa sua personalidade.
  • Armários e Gabinetes: Cores! Muitas cores! Do preto ao amarelo, os armários de uma cozinha descolada devem ser coloridos, mas, vale misturar com elementos de madeira, para dar uma "apagada" no resultado exagerado. Nos armários baixos ou altos, misture os gabinetes fechados com estantes e prateleiras. Ficará um charme. Portas lisas, de acabamento matte ou gloss, com ou sem puxadores. Se quiser um resultado com vibe retrô, elimine completamente os puxadores e substitua por furos nas portas.
  • Bancada: Pedras Sintéticas, Madeiras ou Granitos. A escolha é sua e o céu é o limite!
  • Iluminação: Misture os elementos da iluminação contemporânea (plafons e spots) com pendentes retrô ou industriais e trilhos de iluminação no teto. Os trilhos, aliás, são uma ótima forma de economizar na construção ou reforma da cozinha.
  • Elementos Decorativos: quadros, pôsteres, hortas, plantas e utensílios divertidos e coloridos são ótimos para decorar de forma simples e charmosa uma cozinha descolada.

Leia também: A VOLTA DOS ARMÁRIOS DE COZINHA COLORIDOS

Cozinha para Personalidade Romântica

cozinha vintage candy colors


  • Revestimento de Paredes: Delicadeza deve ser sempre o objetivo quando se fala em uma cozinha romântica. Embora seja possível misturar cimento e madeira rústica, procure revestimentos de parede claros e delicados, com estampas ou texturas. Os azulejos de metrô também são muito bem-vindos.
  • Revestimento de Piso: Madeiras desgastadas ou de demolição ou suas imitações. Porcelanatos claros ou ladrilhos hidráulicos com estampas florais em paletas suaves.
  • Armários e Gabinetes: Brancos, em madeira ou coloridos, podem ser patinados ou ter acabamento fosco e as portas podem ser lisas, mas quando almofadadas ou esculpidas tornam o ambiente muito mais bonito. Use puxadores tipo bolinha, cerâmicos ou em concha... pense que sua cozinha exige atenção e carinho em cada detalhe.
  • Bancada: Mármore ou materiais que imitam mármore são a melhor pedida: elegantes, clássicos e delicados, eles farão toda a diferença na decoração da sua cozinha. Por outro lado, madeira e algumas pedras sintéticas claras também funcionam muito bem.
  • Iluminação: Além da iluminação básica, é fundamental um lustre ou pendente na decoração da cozinha romântica! Eles podem ter um ar vintage ou industrial e até mesmo serem feitos de cristal! Só fique atento à manutenção, ok?
  • Elementos Decorativos: Flores, frutas, uma hortinha e alguns livros são perfeitos para decorar uma cozinha romântica. Evite abusos e procure deixar o ambiente o mais clean possível.

Leia também: É TENDÊNCIA! SUBWAY TILES

É isso aí! Seguindo essas dicas, será fácil criar a cozinha dos seus sonhos, que fique a sua cara e do jeitinho que você pensou!

Ah! E se você está começando a construir ou reformar, vale a pena dar uma lidinha no post: 5 IDÉIAS PARA ECONOMIZAR NA REFORMA, vai te ajudar muito!

Comentários

Postagens mais visitadas