5 Idéias para reaproveitar Portas e Janelas

O segredo de uma casa sempre linda é a manutenção constante! Lixar e envernizar portas e janelas uma a duas vezes por ano é indispensável, principalmente para quem mora em cidades praianas. No entanto, chega uma hora em que trocar as peças se torna inevitável.

Se você está reformando, nem pense em jogar fora a janela ou a porta velha! Existem várias formas de incorporá-las na decoração do interior da sua casa que são imperdíveis, e separamos 5 para você colocar em prática já e deixar sua casa muito mais bonita e charmosa, por dentro e por fora.

1 - Cabeceira de Cama
Basta virar a porta de lado, encostar na parede ou reunir algumas folhas de janela e, voilà, uma cabeceira rústica e charmosa que atende até mesmo às camas de casal tamanho king!

cabeceira de cama de porta

Para prender à parede, fure a peça e fixe diretamente com parafusos tamanho S8 ou S10, ou utilize parafuso tipo escápula (em L).

reaproveitando janelas como cabeceira

Não deixe de ler:
PASSO A PASSO COMPLETO PARA ESCOLHER A CABECEIRA IDEAL PARA SUA CAMA
11 IDÉIAS SIMPLES DE CABECEIRAS PARA FAZER EM CASA

2 - Tampo de Mesa
Mais uma idéia de reaproveitamento pá-pum: utilize a porta descartada como mesa de jantar ou para o Home Office, basta apoiar sobre dois cavaletes!

como fazer uma mesa a partir de uma porta

As janelas podem virar mesas de centro charmosas: na região do Gasômetro, aqui em São Paulo, você pode comprar pés avulsos, ou lindos rodízios para montar sua mesa de centro exclusiva. Não é de São Paulo ou não quer se aventurar na região do Brás? Garimpe a internet! Existem várias lojas online que comercializam o material necessário para essa transformação.

mesa feita de porta antiga

Leia também: COM QUE MESA EU VOU? - ESCOLHENDO A MESA DE JANTAR PERFEITA

3 - Espelho
Leve sua janela velha a uma vidraçaria e peça para substituírem os vidros por espelhos. Se sua porta tiver partes envidraçadas, dá para utilizar a mesma técnica com ela.

idéias para reaproveitar janelas

Depois é só pendurar na sala, no quarto, no hall de entrada... ou deixar só apoiado por lá. Decoração estilo industrial instantânea!

como fazer um espelho rústico

Quer mais dicas sobre espelhos? Confira: É TENDÊNCIA: ESPELHO REDONDO

4 - Porta-Retratos
Essa idéia funciona para a decoração da casa, no dia-a-dia, ou para a decoração de uma festa de casamento, por exemplo. Aliás, é um sucesso para um casamento ao ar livre ou casamento no campo!

Você pode manter os vidros da janela e posicionar uma fotografia em cada um deles, como se fossem porta-retratos.

reaproveitando portas e janelas

Ou retirar os vidros e passar cordinhas em cada vão, criando um varal para fotografias super charmoso.

como fazer um mural de fotos a partir de uma janela

Para mais dicas sobre decoração de casamento: 20 IDÉIAS PARA ECONOMIZAR NA HORA DO SIM

5 - Cabideiro ou Porta-Trecos
Para transformar sua janela ou porta em um cabideiro muito bacana basta acrescentar alguns ganchos ou puxadores. Quanto mais vintage ou estiloso o gancho, melhor será o resultado!

como transformar portas antigas

cabideiro de janela

Leia também: UM CABIDEIRO PARA CHAMAR DE SEU

Idéia bônus: Só serve para janelas tipo veneziana
Janelas tipo veneziana são perfeitas para criar porta-recados ou organizadores para contas e correspondência, por isso, nada de jogá-las fora durante a reforma. Basta uma lixada e pintura para ter um organizador incrível para o dia-a-dia.

como fazer um porta correspondencia diferente

Se você curte reaproveitamento de materiais, não pode perder esses outros posts sobre o assunto:
REAPROVEITANDO GAVETAS
REAPROVEITANDO CAIXOTES DE MADEIRA
REAPROVEITANDO ESCADAS

Comentários

Postagens mais visitadas