É Tendência! Decoração com Ripas de Madeira

Você já deve te-las visto por aí, afinal, elas estão em todos os lugares! Das paredes ao teto, nos quartos, cozinhas, banheiros e quintais, nos móveis e nos revestimentos. Sim, as ripas de madeira são uma super tendência de decoração que veio para ficar e que, além de lindas, ainda apresentam excelente custo benefício e também podem ajudar a alongar espaços estreitos e elevar pés direito baixos.

Quer saber mais? Continue lendo o post!
Ripas de madeira são quaisquer peças de madeira finas, estreitas e compridas e, embora elas tenham sido originalmente produzidas para a construção civil e, sobretudo, para a sustentação de telhados, elas ganharam os interiores e status decorativos, e hoje podem fazer toda a diferença na decoração da sua casa!


Onde Usar Ripas de Madeira na Decoração?
As Ripas de Madeira podem ser utilizadas como revestimentos de piso, parede e até mesmo teto, como painéis decorativos ou mesmo em móveis. E transitam bem em qualquer ambiente da casa, da sala ao quarto, do banheiro à cozinha.

revestimento de parede em madeira

decoração com madeira

idéias de revestimento de parede para quarto

cabeceira de madeira ripada

banheiro branco e madeira

como usar madeira no banheiro

decoração de casa com madeira

painel de ripa de madeira

Outra maneira simples e linda de incorporar as ripas de madeira à sua decoração é criando divisórias de ambientes com as tábuas espaçadas, que delimitam o espaço mas mantém a unidade visual e ainda permitem a passagem da luz natural e circulação de ar. Perfeito para apartamentos pequenos ou integrados!

Divisória de madeira ripada

idéias de divisória para cozinha americana

                       MARCENARIA PARA DIVIDIR

Portas de correr com a mesma função (separação/integração) também podem receber as ripas de madeira. Um charme!

porta de correr de madeira

porta de correr ripada

Por fim, as ripas podem aparecer em móveis! Buffets e aparadores são perfeitos nesse tipo de material, que disfarça as portas e dispensa os puxadores, dando um resultado mais uniforme e charmoso. A estratégia é perfeita para criar espaços de armazenamento ocultos das suas visitas!

rack com portas de ripas de madeira

madeira ripada na sala

Que Madeira Usar na Decoração?
Se você já está convencido de que investir em um bonito móvel ou painel ripado é a solução decorativa perfeita para a sua casa, vale parar uns segundinhos para pensar em qual o melhor tipo de madeira para isso!

A madeira pode ser escolhida pela função ou pela cor:

Para ambientes externos, dê preferência ao Ipê, Cumaru e Maçaranduba, que são mais duras e resistentes. 

Já nos ambientes externos, é a cor quem vai ditar a sua escolha: Pinus (Pinho), Tauari e Faia são mais claras e puxam para aquela tonalidade marfim que está em alta! Só tenha certeza que os nós e veios, que são mais aparentes nas madeiras claras, não te incomodam!

como usar madeira clara na decoração

Freijó, Carvalho e Amêndola (ou Amendoim) tem tons médios e costumam ser uma aposta certeira para qualquer estilo e ambiente.

como usar madeira na decoração

Por fim, para tonalidades mais escuras, aposte em Mogno, Nogueira e Jatobá. Mas cuidado para não utilizar em excesso, para não criar ambientes escuros, opressores ou com aspecto antigo!

como usar madeira escura na decoração

Como Usar Ripas de Madeira na Decoração?

As ripas de madeira são poderosas aliadas na hora de valorizar a sua casa! além de poderem funcionar como divisórias vazadas e aquecerem o ambiente, o sentido em que a ripa é posicionada pode aumentar o pé direito ou dar a impressão de que a sala (ou o quarto) é maior!

Se o seu problema é o pé direito baixo, o truque é utilizar as ripas na vertical, isso dará a impressão que seu teto está muito mais distante!

decoração com painel de madeira

Já apartamentos pequenos, com salas ou quartos estreitos, devem apostar em ripas na horizontal! Móveis baixos e alongados, com ripas de madeira "deitadas conduzem o olhar e parecem deixar o espaço muito mais profundo. Vale a aposta!

madeira ripada na decoração

Quer outros truques para decorar espaços pequenos? Leia também: 10 DICAS PARA QUARTOS DE CASAL PEQUENOS e TRUQUE PARA AUMENTAR A COZINHA

Comentários

Postagens mais visitadas