Escondendo o Ar Condicionado: Dicas e Armadilhas

O calor chegou e veio para ficar! Nessa época do ano, um ar condicionado em casa faz toda a diferença, não é?!

Se você ainda não tem um instalado em sua casa, aproveite para ler o nosso guia com dicas de modelos, quantidade de BTUs, local de instalação, detalhes de infraestrutura e cuidados na hora de comprar, clicando aqui: ESCOLHENDO O AR CONDICIONADO PERFEITO!

Agora, se você já tem ar condicionado em casa mas sofre com aquela maquina feia na varanda, ou com aquele split sem graça que não tem nada a ver com a decoração da sua sala ou do seu quarto, continue lendo e aprenda os segredos para esconder as unidades interna e externa sem dor de cabeça.

dicas para esconder split

Ar Condicionado Split: Escondendo a Unidade Interna

A unidade evaporadora do ar condicionado split é aquela que fica dentro da casa e que efetivamente libera o ar frio (ou quente, no caso de aparelhos inverter). É ela que efetivamente interage com a decoração da casa, e que chama mais a atenção no dia-a-dia.

A boa notícia é que a unidade split também é, teoricamente, a peça mais simples de ser disfarçada!

Pintura ou Adesivo

Você sabia que a tampa do ar condicionado pode ser pintada ou envelopada com adesivo? O resultado é incrível e o melhor é procurar uma empresa especializada em ar condicionado que preste esses serviços, mas, se você quiser encarar a tarefa, remova a tampa frontal do aparelho (isso vale até mesmo para aqueles aparelhos antigos, de janela) e pinte com tinta própria para plástico ou spray multiuso.

como adesivar ar condicionado

Se for pintar as partes fixas do aparelho - a gente não recomenda que esse serviço seja feito por leigos, ok?! Procure um especialista que te dê garantia do serviço - tome o cuidado de proteger muito bem qualquer buraquinho ou passagem de ar que possa deixar a tinta chegar ao maquinário interno utilizando fita adesiva ou plástico tipo lona.

Escondendo o Split na marcenaria

Incorporar o ar condicionado split em um nicho de uma estante é a forma perfeita de oculta-lo! Para garantir o bom funcionamento do aparelho preserve um vão livre ao seu redor de pelo menos 5 centímetros, mas não na frente! Procure manter a máquina o mais próximo possível da borda da estante, para garantir a saída adequada do ar.

Caso a marcenaria seja muito profunda, o ar gelado (ou quente, no caso de aparelhos inverter) acabará ficando retido dentro do nicho.

onde instalar ar condicionado

Uma opção interessante é, inclusive, eliminar a base da marcenaria, e deixar a parte de baixo do ar condicionado completamente livre.

ar condicionado inverter na decoração

Se for colocar portas no nicho do ar condicionado, aposte nos modelos ripados, respeitando sempre o espaçamento de 2 centímetros entre as ripas.

como disfarçar o ar condicionado

Nunca coloque uma tampa fixa na frente do aparelho! Lembre-se sempre que ele precisa ficar acessível para limpeza e manutenção.

ar condicionado embutido na marcenaria

Embora a unidade evaporadora do ar condicionado split não deva apresentar pinga-pinga ou vazamento de água, isso pode vir a acontecer, seja por causa de um entupimento do dreno, seja por falta de limpeza do filtro, ou outros defeitos. Geralmente esses problemas são causados por falta de manutenção, por isso, caso vá embutir seu split em uma marcenaria, fique super atento à limpeza e higienização da máquina. Afinal, madeira e água não foram feitas para dividir o mesmo espaço.

Ar Condicionado Split: Escondendo a Unidade Externa

A unidade condensadora do ar condicionado é a mais problemática de ser escondida, e, ao mesmo tempo, é a que mais precisa ser disfarçada, já que é geralmente um enorme trambolho que ocupa metade da varanda do apartamento!

A unidade externa é complicada de ser embutida em uma marcenaria porque trabalha com troca de calor e precisa de muito ar fresco para funcionar corretamente. Caso a máquina não tenha acesso a um fluxo adequado de aragem pode acabar superaquecendo e interrompendo seu funcionamento ou mesmo queimando.

Por isso, se você está pensando em embutir a unidade condensadora do seu ar condicionado em uma marcenaria, aí vão alguns cuidados:

  1. Procure respeitar pelo menos 10 centímetros livres nas laterais e fundo do aparelho;
  2. Se puder deixar a marcenaria sem laterais e sem fundo (sempre respeitando um vão livre de 10cm), melhor;
  3. Faça portas ripadas na parte da frente do aparelho sempre respeitando a proporção 2x1, sendo 2cm livres e 1cm de bloqueio;
  4. Deixe a área na frente das portas livres, de forma que possam ser abertas enquanto o aparelho estiver em uso, para evitar o superaquecimento.
dicas para esconder a condensadora

Lembre-se sempre de prever a necessidade de manutenção do seu aparelho de ar condicionado, por isso, não bloqueie, de forma alguma, o acesso à maquina.

Uma coisa que as fotos não mostram é que a unidade externa do ar condicionado, enquanto em funcionamento, libera um ar extremamente quente (lembram-se da troca de calor), o que torna praticamente impossível ficar junto dela (a não ser que você esteja a fim de uma sauna! rs), por isso, procure evitar criar bancos ou floreiras fixas bem em frente à saída de ar. As pessoas e as plantinhas agradecem!

como esconder o ar condicionado

Se mesmo assim quiser investir nessa idéia, crie floreiras móveis, que possam ser retiradas enquanto o aparelho estiver ligado, e tenha em mente que, nesse período, o banco não poderá ser usado, ok?!

Por fim, vale lembrar que os aparelhos de ar condicionado tipo Inverter, que servem como aquecedores, quando na função quente, podem eliminar água (decorrente do degelo), por isso, pense em uma marcenaria sem fundo para eles, e planeje com cuidado a posição do ralo e o tipo do piso no local.

Ficando de olho em todas as armadilhas será muito fácil para você ocultar sua máquina de ar condicionado split (unidade interna e externa), sem dor de cabeça!!

Comentários

Postagens mais visitadas