Como fazer uma festa infantil estilo Piquenique!

A primavera tem dias lindos de calor e natureza verdejante. Oportunidade perfeita para transformar a festa de aniversário do seu filho em um piquenique para os amigos e familiares. Brincadeiras, diversão, comida gostosa e decoração charmosa não vão faltar na festa desse tema!

aniversário de piquenique


Onde Fazer?
Um piquenique, por definição, é uma reunião ao ar livre com um lanche ou almoço, e está associado ao campo ou locais mais bucólicos e românticos. Você pode realizá-lo em um parque público, idealmente em uma ampla área gramada, mas esteja preparado para os olhares curiosos, e até mesmo alguns penetras indesejados.

Uma boa idéia é conversar com a administração do parque e verificar a possibilidade de cercar a área a ser utilizada para a festa de aniversário, tornando o seu piquenique um pouco mais privado. Muitos parques concordam com essa medida, e você provavelmente não terá problemas.

como fazer piquenique

Alugar uma chácara ou sítio em um local próximo é uma boa pedida para que os convidados tenham maior liberdade e privacidade. Procure um lugar bem plano e arborizado e não esqueça de fornecer mapas do local da festa para os convidados.

Se você mora em uma casa, nada impede de fazer a festa infantil no quintal mesmo, fica super charmoso e é perfeito para festas de aniversário menores!

festa piquenique

Em último caso, use o tema de festa de piquenique para montar uma linda decoração dentro de casa mesmo. O que vale é a intenção e essa é uma estratégia perfeita para quem não quer virar refém da meteorologia.

Quando Fazer?
Aproveite um sábado ou domingo para fazer a festa de aniversário e fique de olho na meteorologia, para não ser pego de surpresa pela chuva. Por via das dúvidas, é sempre bom ter um plano para eventualidades... Que tal montar uma barraca de lona bem grande para acomodar as comidas e o bolo e que, em caso de chuva, também sirva para proteger as crianças?

aniversário piquenique

Fuja também dos horários de calor! Procure fazer o aniversário de piquenique entre 8h e 12h, ou apenas depois das 16h. Apesar de ser uma época do ano um pouco mais amena que o verão, a primavera tem dias bem quentes e com sol forte, por isso, lembre-se de manter as crianças hidratadas e com protetor solar sempre renovado.

Decoração Piquenique
O piquenique é uma reunião essencialmente simples e rústica, mas isso não quer dizer que não seja charmosa. Ao contrário! Colorida e vibrante, uma decoração de piquenique pode reunir todas as cores do arco-íris, tudo junto e misturado.

A clássica toalha xadrez vermelha e branca não pode faltar em uma festa de piquenique. Você pode optar por várias pequenas "mesas" (ou seja, toalhas estendidas no chão) ou uma grande que reúna todas as crianças. Isso vai depender muito no número de convidados e se são apenas as crianças ou os pais também. Em festas de aniversário menores, mantenha as crianças reunidas em uma única área.

piquenique infantil

Pendure bandeirinhas, bexigas, pompons e mesmo flores gigantes nas árvores e entre elas para deixar tudo colorido e alegre!

Utilize pallets e caixotes de madeira para acomodar as comidas e bebidas. Além de práticos, deixarão a decoração da festa muito mais linda!

bolo piquenique

Se quiser, espalhe arranjos simples de margaridas e outras flores do campo pelo espaço. Cestos de vime, latas e regadores fazem lindos cachepôs e centros de mesa para uma festa tipo piquenique.

como arrumar um piquenique

Comidas para Piquenique
Se o piquenique for em um parque, tenha em mente que você não terá nenhum tipo de apoio para alimentos perecíveis! Tenha a mão muito gelo e aposte em alimentos que não sofrem tanto com o calor.

Em um sítio ou em casa, onde os alimentos poderão ser repostos com frequência, a comida perfeita para servir em piqueniques são sanduichinhos de frios ou mesmo pequenos hambúrgueres feitos na hora, com uma churrasqueira portátil, cachorro quente, pipoca, pequenas saladas, biscoitos, bolos secos e rocamboles e muitas frutas. Pense em comidas leves, refrescantes e nutritivas.

o que servir em um piquenique

E procure manter as crianças sempre hidratadas. Sucos, águas aromatizadas e sacolés devem estar espalhados pelo espaço e sempre a mão dos pequenos.

festa ao ar livre

Bolo para Piquenique
O bolo ideal para um aniversário de piquenique é leve e simples (ou pelo menos, com aparência de simples). Fique longe dos bolos de chocolate muito cremosos, que virarão uma meleca no calor. Nossa sugestão são bolos naked com frutas, que são lindos e deliciosos, e que devem ser mantidos na geladeira até a hora do parabéns.

bolo aniversário ao ar livre

Lembrancinhas Festa Piquenique
A cesta de piquenique não pode faltar. Ela pode aparecer na decoração da festa, na organização da comida ou nas lembrancinhas, em versões mini super fáceis de serem encontradas.

lembrancinhas piquenique

As toalhinhas xadrez enrolando guloseimas ou plantinhas também servem como lembranças graciosas dessa festa super especial!

lembrancinha festa piquenique

Brincadeiras para Festa de Piquenique
Distrair as crianças durante uma festa ao ar livre é extremamente simples, mas exige muita atenção dos adultos envolvidos, principalmente em se tratando de um lugar público ou com piscina ou outras fontes de água que podem causar acidentes, por isso, recrute toda a ajuda possível e se der, contrate um serviço de monitoria.

Pega-pega, polícia e ladrão, corda, cabo de guerra, empinar pipa, bolha de sabão gigante... não é preciso muito para manter as crianças se divertindo em uma festa de aniversário de piquenique.

Se for um dia de calor, peça para os pais dos convidados mandarem roupa de banho para os pequenos e organize uma guerra de bexigas de água ou dê em todos um belo banho de mangueira.

brincadeiras ao ar livre

Quer mais idéias de festa infantil? Leia também:
COMO ORGANIZAR UMA FESTA DE SUCESSO, SEM DOR DE CABEÇA
5 IDÉIAS DE FESTAS INFANTIS PARA QUEM FAZ ANIVERSÁRIO NO FRIO
APRENDA A FAZER UM ANIVERSÁRIO DE FESTA JUNINA

Comentários

Postagens mais visitadas