Floreiras - E a Primavera chegou!

E a Primavera chegou! Mês em que as flores trazem a beleza das cores e a esperança de maravilhosos dias de sol e temperaturas super agradáveis.  

Varanda com floreiras

Tá na hora das pessoas saírem mais, frequentarem as praças e os parques. Aproveitarem o que de mais belo a natureza nos proporciona.

Floreira na sala

Você é um daqueles apaixonados por flores, mas acha que não tem espaço para um jardim em casa?

Floreira de caixote

Que tal montar uma floreira? Além de deixar a sua casa perfumada e bonita, dependendo das flores que você escolher elas poderão fazer parte da sua alimentação! Gostou da sugestão? No final do post vamos relacionar algumas flores comestíveis e que podem ser cultivadas em vasos.

As jardineiras podem ser usadas em janelas, varandas, presas a paredes ou em qualquer lugar que a sua imaginação permitir.

Floreira na janela

No mercado você encontra floreiras dos mais diferentes tipos, tamanhos e cores. Uma das coisas que você deve observar é onde ela vai ser colocada. Se suspensa, opte pelas de plástico, polietileno ou madeira por serem mais leves. Lembre-se que depois de prontas elas ficam pesadas. E pelo amor de Deus, se você for coloca-la no parapeito da janela, não se esqueça de prende-la muito bem presa para evitar maiores dissabores.

Floreira em metal

Floreiras suspensas

Você pode optar por flores de várias cores ou ainda escolher flores de uma única cor, porém com matizes diferentes ou simplesmente flores iguais para compor o seu pequeno jardim.

Floreira de madeira

Uma dica importante é: observe o local onde o vaso vai ficar, qual a cor das paredes e que tipo de móveis existe no local. Lembre-se que a jardineira fará parte da decoração da sua casa.

Floreira de madeira branca

A escolha das flores vai depender da insolação do local:

- Se no local bater muito sol opte por hortênsias, begônias, ageratos, azaleias ou onze-horas que tem  alta resistência a incidência direta dos raios solares.

- Se forem plantadas em um local de sombra ou que receba a luz do sol indiretamente escolha entre lírios da paz, antúrios, violetas ou as maravilhosas orquídeas.

Como montar a sua floreira:

- Escolha o melhor tipo de vaso e verifique se ele tem furos na sua base. Se não tiver isso não é um problema. Faça pequenos furos com um prego ou com uma furadeira e pronto;

- Espalhe uma camada de argila expandida de uns 2 dedos de altura;

- Cubra com manta de drenagem (bidim) para evitar que a terra saia durante a rega;

- Monte uma camada de areia grossa para construção sobre a manta;

- Faça uma mistura de 1:1 de terra vegetal e terra comum. Se quiser adicione um pouco de húmus de minhoca que funciona como adubo orgânico. Preencha com o preparado a jardineira deixando local para o plantio das mudas;

- Após plantar as mudinhas, complete o vaso com o resto da mistura e curta o seu novo e encantador jardim.

Floreira na janela

As flores na alimentação:

Isso é incrível, além de lindas, elas servem para nos alimentar. Realmente as flores são umas das maravilhas da natureza.

Já que você vai fazer uma jardineira, por que não aproveitar plantar algumas flores comestíveis e dar um toque muito especial aos seus pratos.

Já que não somos especialistas no assunto extraímos o texto do artigo “10 flores para comer”, de 05 de novembro de 2015, da Revista Globo Rural para você conhecer um pouco mais sobre o mundo das flores na gastronomia.

“Há um imenso número de flores que podem fazer parte da alimentação. Elas são usadas para preparar pratos como saladas, chás, ornamentar pratos e fazer doces, principalmente xaropes e geleias. 
Antes de consumi-las, porém, é preciso ter certeza de que as flores estão limpas (elas devem ser lavadas com água limpa), livres de resíduos como agroquímicos. Veja quais flores podem fazer parte do seu cardápio:
1- As capuchinhas: são flores perenes, boas para saladas de verão. Fáceis de cultivar, dão um colorido especial para os pratos. Podem ser servidas recheadas, cristalizadas ou como ornamento. Possuem um gosto ligeiramente apimentado. Suas sementes podem ser usadas para substituir pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível.
2- Flor de cebolinha: boas para dar sabor e um toque acebolado aos pratos. Flores de alho também são boas, dando um toque de alho à sua salada.
3- Lavanda:  têm vários usos culinários, incluindo chás, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléias, tortas, vinho, vinagrete. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.
4- Amor Perfeito: flores delicadas, indicadas para adornar saladas. Outros usos incluem deixá-la sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. Não deixe de considerar o seu papel em saladas de frutas. Amor-perfeito tem um sabor ligeiramente adocicado.
Já pensou em fazer um doce de violetas? (Foto: )
6- Violetas: essas flores são ideais para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, além de servirem para propósitos decorativos. Algumas idéias incluem doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geléias, manteiga ou para dar sabor e servir de ornamento. Procure pela variedade "viola odorata".
Hibiscos podem dar um toque cítrico e frutado aos pratos. Flores-hibisco-praga (Foto: Ernesto de Souza / Editora Globo)
7- Hibiscos são apropriados para saladas e xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Elas têm um toque cítrico e frutado, mas é ligeiramente ácido; por isso, use com moderação.
As pétalas de rosas podem servir de matéria-prima para geléias, manteiga ou gelo / flores-rosas-decoração-expoflora (Foto: Teresa Raquel Bastos/Ed. Globo)
8- Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes ornamentos, geléias, manteiga, gelo e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para as pétalas de rosas.
9- Malmequer são bons em saladas, onde dão um toque de dourado à coloração.

10 - Dentes de leão ficam deliciosos na salada se você colher as flores jovens e servir logo em seguida. Elas têm um sabor doce, parecido com mel”.

Créditos de Imagens: aestadatesoura, blogger, dahortaprapanela, Fotos - Uol, ideiagreen, plantsrescue, yapokupayu, Báo Móï, LiveInternet

Comentários

Postagens mais visitadas