Lavabos que dão show de revestimentos

Você já conhece as regras da decoração: ambientes pequenos, cores claras e estampas miúdas. Mas, você sabia que essa regra não se aplica ao lavabo?

Apesar de costumar ser um espaço pequeno, lavabos são espaços da casa em que os moradores quase não entram, e onde as visitas costumam passar muito pouco tempo. Por isso, nada impede dar uma pirada na decoração desse banheiro e apostar em estampas grandes e cores fortes ou escuras.

lavabo preto

Outra vantagem do lavabo é que ele não é considerado área molhada, daí não estar preso às limitações de revestimentos do banheiro. No lavabo é permitido usar papel de parede, piso de madeira, e outros revestimentos delicados e não laváveis.

papel de parede lavabo

Aliás, já que o lavabo é um espaço pequeno, não deixa muita margem para decoração, daí o resultado depender basicamente dos revestimentos.

banheiro lavabo

Mesmo assim, vale ter dois cuidados: o primeiro é que, embora não precise ser lavado como um banheiro ou cozinha, o lavabo deve permitir a higienização, afinal, a bacia sanitária e a pia serão utilizadas. Por isso, o revestimento pode não ser resistente a água, mas deve permitir a limpeza com facilidade.

lavabo pequeno

O segundo cuidado está relacionado com a existência de instalações hidráulicas no lavabo que poderão, a longo prazo, sofrer vazamentos ou necessitar de manutenção. A água é inimiga do papel de parede, então, se possível, é bom evitar instala-lo na mesma parede em que haja encanamentos, para evitar danos.

espelho lavabo

Se mesmo assim você optar por aplicar papel de parede na parede da pia do seu lavabo, aposte em um frontão bem alto, com cerca de 15 centímetros, para evitar respingos e danos ao seu revestimento.

decoração lavabo

Tirando esses alertas, não existe muito que não possa ser feito em termos de revestimento em lavabos! Em termos de revestimentos de parede é possível usar papel de parede, azulejos, ladrilhos hidráulicos, pintura, adesivos, pedras, mosaicos, madeira, etc, etc, etc.

estampa geométrica lavabo

E vale lembrar que o espelho, por si, também é um revestimento excelente para a criação do lavabo decorado dos seus sonhos. Grandes espelhos de parede inteira ou mesmo os pequenos espelhos redondos que estão em alta no mundo da decoração são apostas certeiras e com excelente custo benefício.

banheiro lavabo

Pôsteres e quadros são super bem-vindos já que o lavabo não tem o vapor do chuveiro que pode danificar as obras de arte e objetos decorativos.

lavabo decorado

Para o piso, aposte em madeira, cimento, pedra, ladrilho hidráulico e pode até mesmo incorporar tapetes lindos!

lavabo decorado

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas