O Guia da Iluminação para o Quarto

A iluminação adequada pode transformar a decoração de uma casa, além de trazer muito mais conforto e praticidade ao dia-a-dia.

Embora a gente costume falar muito em iluminação para a cozinha, banheiro e sala, a iluminação do quarto é igualmente importante, e exige planejamento e um projeto adequado.

como iluminar quarto casal

Para iluminar o quarto da forma correta, a primeira coisa que você precisa saber é que existem dois grupos principais de iluminação: a iluminação direta e a iluminação indireta. No quarto, a iluminação direta será responsável pela luz principal do ambiente. É a luz forte e, geralmente, central que será acesa na hora de se arrumar, maquiar, procurar algum objeto e até mesmo trabalhar.

Já a iluminação indireta é aquela luz suave e aconchegante, para ser acesa enquanto se assiste televisão, lê um livro ou relaxa antes de dormir.

Dentro de cada uma dessas categorias existem várias maneiras de se iluminar corretamente o quarto, de forma a valorizar a decoração e facilitar as tarefas do dia-a-dia. Vamos a elas?

ILUMINAÇÃO DIRETA
Você pode criar uma iluminação direta no quarto com lustres, plafons, spots e mesmo trilhos de iluminação. A escolha vai depender do seu estilo, tamanho do ambiente e algumas particularidades arquitetônicas.

1. Lustre
Um belo lustre pendente valoriza qualquer quarto! Desde os modelos luxuosos em cristal até os mais modernos e esculturais, um lustre irá atrair a atenção imediatamente sempre que se entrar no quarto, decorando o espaço por si só.

luminária quarto

Mas cuidado, os lustres só funcionam bem em quartos com pé direito alto, e idealmente devem ser instalados em quartos maiores, para não se obter um resultado desproporcional. Embora não exista uma fórmula para saber o tamanho ideal do lustre para o seu quarto, uma forma simples de calcular é verificar se sobrará altura suficiente embaixo da peça para que você circule sem correr o risco de bater a cabeça (pense também em pessoas mais altas: o ideal é que sobrem 2 metros livres abaixo da luminária).

lustre para quarto


2. Plafon
Plafons são luminárias não pendentes, com um difusor (protetor) para as lâmpadas, e que podem ser de embutir ou sobrepor.

Elas conferem um visual bem mais clean ao teto do quarto e são perfeitas para pés direitos mais baixos. Quando não há rebaixo de gesso no quarto o plafon deve ser, obrigatoriamente, de sobrepor.

projeto iluminação quarto

Os plafons de embutir ficam encaixados no gesso e alinhados com a superfície do teto, conferindo muito mais liberdade na hora de decorar o quarto, já que não contam como um elemento decorativo.

decoração quarto pequeno

3. Spots e Trilhos de Iluminação
Perfeitos para quem não tem teto rebaixado e precisa melhorar a iluminação do quarto, distribuindo melhor a luz, os spots e trilhos de iluminação dão liberdade para que o facho de luz seja direcionado no sentido desejado.

trilho de iluminação quarto

Além disso, são uma opção perfeita para quem quer uma decoração descolada, urbana ou industrial e já decoram por si só o espaço.

ILUMINAÇÃO INDIRETA
A iluminação indireta é fundamental no quarto, já que é um dos cômodos mais versáteis da casa e diversas tarefas são desenvolvidas diariamente nele. Antes de começar a planejar a iluminação do seu quarto, faça uma lista de todas as coisas que você costuma fazer nesse local e a necessidade de iluminação de cada uma delas. Dessa forma você poderá distribuir corretamente os pontos de iluminação indireta pelo espaço.

1 - Gesso
A forma mais comum de criar uma iluminação indireta é explorando o gesso rebaixado. No quarto, esse tipo de iluminação fornecerá uma iluminação geral e suave, agradável para assistir TV ou mesmo começar o dia sem ofuscar os olhos assim que acordar.

gesso teto luz quarto

2 - Spots
Spots de luz podem ser posicionados estrategicamente ao longo do quarto para iluminar de forma direta e pontual um determinado ponto. Considere-os um reforço à iluminação direta. São excelentes, por exemplo, na frente do guarda-roupa e sobre espelhos. Também ajudam muito sobre uma poltrona de leitura ou penteadeira.

decoração quarto com spots

3 - Pendentes / Arandelas / Luminárias de Mesa
Todo mundo sabe da necessidade de iluminar as laterais da cama com uma iluminação indireta. Essa luz, tradicionalmente sobre o criado-mudo, é a sua melhor amiga na hora de ler um livro ou trabalhar na cama no final do dia.

Nos quartos de casal, é importante que haja uma luz indireta de cada lado da cama, e que funcionem de forma independente. Assim, se uma pessoa quiser permanecer por mais tempo com a luz acesa, não incomodará a outra.

abajur mesa cabeceira quarto

Embora antigamente a luz lateral fosse exclusivamente obtida por uma luminária de mesa, hoje em dia existem diversas formas criativas para isso. Lustres pendentes, por exemplo, são ótimos para quartos pequenos e para quartos com pé direito baixo, pois ajudam a alongar a parede. Eles podem ser únicos, uma composição de peças e até mesmo de modelos diferentes em cada lado da cama.

tipo luminária quarto pequeno

Só tome cuidado com a altura (o pendente deve terminar entre 30 e 50 centímetros acima da linha da cama) e a proporção: o pendente nunca poderá ser maior que o criado mudo em si, ok?

As arandelas (luminárias de parede) também ficam muito lindas nas laterais da cama. Você pode optar por modelos fixos ou articulados, que podem ser trazidos mais para perto ou reposicionados de acordo com sua necessidade.

decoração parede quarto

4 - Cabeceira
Tendência forte na decoração do quarto, as fitas de LED são ótimas para contornar a cabeceira da cama, criando uma retroiluminação. Essa luz indireta, geral e difusa é ótima para relaxar e guiar, e ainda destacará os contornos do seu móvel.

idéias de iluminação cabeceira

5 - Decorativa
Diversos outros elementos decorativos podem ser espelhados pelas paredes do quarto: Cordões de luz, cinelights e neons, embora forneçam luz indireta, tem a função de decorar e encantar, por isso, não os leve em conta no planejamento da iluminação do quarto. Considere-os um extra!

neon no quarto

projeto iluminação quarto

LÂMPADAS
Embora a iluminação ideal do quarto seja focada no relaxamento, é muito importante que você tenha em mente o tipo de atividades desenvolvidas no espaço para poder escolher a melhor lâmpada para o local.

As lâmpadas de luz amarela, são mais suaves, relaxantes e aconchegantes, perfeitas para a área da cama. Já a luz branca é melhor para a área de estudos e do armário, pois ilumina muito melhor e favorece a concentração e atenção.

iluminação quarto

Independentemente da cor da luz, sua escolha para o quarto deve ser, preferencialmente, o LED. A parte toda a sua eficiência energética, que se traduz em economia no dia-a-dia, esse tipo de lâmpada também não emite calor, ou seja, é perfeita para luminárias de mesa e cabeceira, evitando que você comece a sua sempre que acender a luz para ler ou relaxar.
Agora que você já sabe tudo isso, como está a iluminação do seu quarto? 

Comentários

Postagens mais visitadas